SISTEMA DE CUSTOS E PREÇOS DE VENDAS

ÓTIMA FERRAMENTA PARA CONSULTORES E GESTORES DE CUSTOS

A experiência em consultoria em pequenas e médias empresas, aliada com a sólida formação acadêmica e equipe altamente qualificada, permite apresentar um trabalho de consultoria com uma das melhores relações custo x benefício do mercado, capaz de tornar seu negócio lucrativo e satisfatório.

GERENCIE

Gerencie a lucratividade de sua empresa com maior precisão e agilidade nas negociações de preços com clientes, licitações públicas, pregão eletrônico, campanhas promocionais e muito mais com a margem de contribuição unitária, um excelente indicador financeiro que elevará sua gestão a um nível mais alto.

 SIMULE

Simule os preços de vendas com a margem de lucro desejada (ideal), possível, mínima e margem de lucro zero. Obtenha rapidamente os valores de preços de acordo com o percentual de lucro que você projetar e decida qual o preço poderá ser praticado sem entrar na zona de prejuízo.

TABELAS DE PREÇOS

Crie tabelas de preços diferentes para cada necessidade, como por exemplo, vendas dentro do Estado, vendas fora do Estado, Exportação, Distribuidores, franquias e qualquer outra situação.

RATEIO

Rateio de custos indiretos é um tormento para você? Era, porque o sistema Xarp descomplica e facilita esta tarefa, atribuindo custos indiretos de forma rápida, prática e eficiente. Você calculará o custo total (custo direto + custo indireto) corretamente para cada produto, dando subsídio para tomada de decisões mais  assertivas.

ORÇAMENTO FÁCIL

Entregue os orçamentos de preços para seus clientes com agilidade e certeza de lucratividade. Após simular os preços de vendas, o sistema gerará rapidamente o orçamento em formato .doc, .pdf ou .xmlx e você poderá enviar por e-mail, WhatsApp ou imprimir na hora. Ganhe tempo e dinheiro com o orçamento do sistema Xarp.

CIÊNCIA E EXPERIÊNCIA

Os tempos mudam, o cenário econômico muda, as pessoas mudam. E você, está atento às mudanças?

A empresa que não profissionalizar sua gestão corre o sério risco de ter grandes dificuldades financeiras. Os cálculos dos custos de seus produtos estão corretos e os preços de vendas dão o lucro necessário à manutenção e expansão de seus negócios? Nós temos a metodologia correta de cálculo dos custos de seus produtos que atribuem não apenas os custos de materiais – chamados de custos diretos – mas também aqueles custos indiretos que, apenas com critérios de rateio bem definidos, conseguem atribuir parte destes custos indiretos aos produtos. Na literatura, os preços de vendas são divididos em quatro partes:

  1. Custos (diretos e indiretos)
  2. Despesas Fixas (despesas administrativas, comerciais, financeiras)
  3. Despesas variáveis (impostos sobre vendas, comissões sobre vendas)
  4. Lucro

Você consegue identificar quanto de custo direto, custo indireto, despesas fixas, despesas variáveis cada produto absorve? E qual é a margem de lucro que cada produto gera para sua empresa?

Se você tem dificuldade em responder com segurança cada uma destas questões, nós temos como ajudá-lo. Nossa equipe de Consultores têm o conhecimento científico e a experiência em indústrias necessários para auxiliá-lo a encontrar as respostas certas, não importa o segmento, tamanho ou forma de tributação de sua empresa. Nós temos a solução.

BENEFÍCIOS

APRIMORAMENTO DOS CUSTOS

A melhor gestão dos custos de cada produto permite ao gestor distinguir quais elementos devem ter melhor atenção a fim reduzir os gastos que envolvem a produção.

GESTÃO DAS DESPESAS

A identificação de quais despesas mais impactam em seu negócio e a evolução delas no período analisado, dá ao gestor maior controle sobre estes gastos e, consequentemente, otimização destes recursos de forma a reduzi-los impactando diretamente na redução dos preços de vendas sem perder a lucratividade desejada.

MAXIMIZAÇÃO DOS LUCROS

O conhecimento da lucratividade dos produtos com os preços já praticados, permite ao gestor negociar com maior segurança a concessão dos descontos impedindo que entre na zona de prejuízo. Negocie preços, descontos e quantidades com sabedoria e maximize seus lucros.

COMO NÓS TRABALHAMOS

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APRESENTAÇÃO

Agende uma apresentação online ou pessoalmente onde mostraremos com detalhes como será realizado o trabalho e como o sistema Xarp poderá potencializar a lucratividade de sua empresa.

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ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO

Antes do início dos trabalhos de Consultoria, você receberá um cronograma com as datas e etapas que serão realizadas pelos Consultores. Não há surpresas e nem improviso, tudo está meticulosamente planejado para que o trabalho será completado em dois meses. Além disso, todos os dados são gravados em formulários padronizados que ficarão à disposição do cliente em servidor nas nuvens com acesso total aos documentos.

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PROPOSTA DE VALOR

Você receberá uma consultoria especializada em apuração de custos, preços de vendas e indicadores de gestão com metodologia própria e inovadora, um sistema igualmente próprio e inovador e mentoria permanente que o auxiliará nos casos de dúvidas além, é claro, de receber sem nenhum custo adicional todas as melhorias tecnológicas deste módulo.

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TREINAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO

Os responsáveis pela apuração dos custos e preços de vendas na empresa receberão um treinamento com conteúdo teórico atualizado e treinamento prático para utilização do sistema. Os Consultores saem mas a inteligência fica na empresa.

PERGUNTAS FREQUENTES

Que tipo de serviços vocês realizam?

Prestamos serviços de consultoria empresarial financeira com especialidade em apuração de custos, formação de preços de vendas (à vista e a prazo) e elaboração de indicadores financeiros (margem de contribuição, ponto de equilíbrio, necessidade de capital de giro, análise vertical e análise horizontal e outros).

Como é feito o trabalho de apuração de custos e formação do preço de venda?

Visitamos as empresas uma vez por semana na parte da manhã ou à tarde. Primeiro precisamos entender como a empresa faz os cálculos, visitamos o chão de fábrica e começamos a fazer os levantamentos de dados, tais como identificação dos centros de custos, pessoal por departamento, salários, máquinas e equipamentos e outros dados.

A metodologia de apuração de custos é a mesma para todas as indústrias?

De modo algum. Cada empresa tem sua própria estrutura de produção, máquinas automatizadas com pouca interação de mão-de-obra, layout da produção etc. Nós trabalhamos com a metodologia de departamentalização onde encontramos o custo minuto de cada departamento e, com base na cronoanálise, encontramos o custo de produção de cada produto.

O que é considerado no custo do produto?

São considerados os custos diretos e custos indiretos. Os custos diretos são mais fáceis de serem calculados porque são exatos e não necessitam ser rateados. Já os custos indiretos não são exatos e, portanto, necessitam ser rateados.

O que é rateio de custo indireto?

É a atribuição dos custos indiretos aos produtos de forma arbitrária através de critérios de rateio definidos pelo responsável pelo cálculo dos custos.

Qual a ferramenta que vocês usam para ratear os custos indiretos aos produtos?

Inicialmente nós desenvolvemos uma planilha eletrônica em Excel, assim como a grande maioria das indústrias e consultores utilizam. O problema é que o Excel está suscetível a erro humano, como por exemplo, uma fórmula ou aba da planilha apagada, além do que a elaboração de fórmulas para rateio de custos indiretos através de critérios técnicos serem bem complexas no Excel. Em todas as empresas que trabalhamos, nunca encontramos uma planilha com o rigor técnico necessário. Para superar este ponto fraco, desenvolvemos um software que substitui as planilhas eletrônicas e que proporciona maior segurança nos cálculos, facilidade na parametrização dos critérios de rateio dos custos indiretos e gera relatórios com indicadores de gestão, tais como margem de contribuição por produto e ponto de equilíbrio da empresa.

Qual é a metodologia mais comum de rateio utilizado pelas pequenas e médias indústrias?

Normalmente, o pessoal divide os custos indiretos pela quantidade produzida e é aí que está o maior erro. Por que? Porque o volume de produção não é constante em todos os meses e, quanto maior a produção, menor o custo indireto atribuído ao produto e quanto maior o volume de produção, menor será o custo indireto para cada produto.

Qual é a melhor maneira de ratear os custos indiretos aos produtos?

Através da cronometragem do tempo de produção dos produtos e da metodologia de departamentalização que utilizamos.

No cálculo do preço de venda, o que deve ser considerado?

Devem ser considerados os custos totais, compostos pelos custos diretos e indiretos, despesas fixas, despesas variáveis e a margem de lucro que não pode ser esquecida.

Qual a margem de lucro ideal que deve ser calculada no preço de venda?

Depende muito do segmento do produto, da concorrência e da proposta de valor do produto. Não recomendo um número mágico para todas as indústrias. O importante é o industrial ter consciência de que margem de lucro não é a simples diferença entre o que ele paga nos materiais diretos que compõem o produto e o preço que ele vende. A margem de lucro é a diferença entre o preço de venda e a soma do custo total de produção com as despesas fixas e variáveis.

Quer saber mais? Entre em contato e agende uma apresentação.