Por Mariana Sophia e José Luiz Pereira Braz
20 de agosto de 2019
Em tempos de crise no Brasil, um dos grandes problemas que os empresários têm enfrentado, é em relação a gestão financeira de sua empresa. Infelizmente, boa parte dos micros e pequenos empresários desconhecem, têm pouco conhecimento ou mesmo conhecendo, não dão a importância que um Fluxo de Caixa ou Cash Flow, em inglês, tem para a boa gestão de seus recursos financeiros.
Pensando em toda essa importância, nós da Business Consultoria utilizamos esta ferramenta desenvolvida em planilha eletrônica Excel que conta com vários módulos para análise das receitas e gastos através de vários relatórios que ajudarão a compreender a situação financeira da empresa, contribuindo para uma melhor tomada de decisão dos gestores.
Esta ferramenta é muito fácil de ser usada, pois, seus recursos estão distribuídos em um Menu na lateral esquerda da planilha, conforme pode ser observado na Figura 1, distribuídos em:
- Plano de Contas
- Lançamentos
- Resumo: Lançamentos
- Resultados Consolidados
- Gráficos
- Alertas e Dicas
- Relatório de impressão
Figura 1 – Menu de recursos do Fluxo de Caixa
Inicialmente, para se extrair melhores resultados dessa ferramenta, é necessário que o gestor saiba o que é o plano de contas, como ele é estruturado, pois assim as contas terão sua correta classificação dentro dos grupos e subgrupos e assim os relatórios serão mais coerentes. Na Figura 2, pode-se ver um modelo de estrutura do cadastro de contas de despesas.
Figura 2 – Cadastro do Plano de Contas
O Fluxo de Caixa é um instrumento básico de planejamento e controle financeiro em que é possível fazer projeções de receitas e despesas de curto ou longo prazo, auxiliando assim na tomada de decisão para novos investimentos.
Identificar a sazonalidade dos recebimentos é uma forma de prevenir erros de estimativa de receitas e despesas para que o saldo reflita a realidade no período planejado, de modo que, caso se identifique pagamentos superiores à previsão de receitas, o empresário tenha tempo para se prevenir e evitar surpresas desagradáveis com a falta de recursos financeiros. Deste modo, o gestor financeiro conseguirá planejar seus investimentos e controlar os gastos com mais segurança. A Figura 3 mostra um dos recursos da planilha em que é possível identificar a Necessidade de Caixa de período futuro.
Figura 3 – Necessidade de Caixa
O Fluxo de Caixa possibilita ao gestor financeiro maior controle sobre seus recursos financeiros o que possibilita uma maior assertividade na hora da negociação de prazos e valores com fornecedores, na hora de tomar a decisão de fazer um investimento ou não e, com decisões mais acertadas, economizar com o pagamento de juros a fornecedores e bancos.
A eficácia do Fluxo de Caixa só acontecerá se a pessoa responsável pelo controle financeiro da empresa manter os dados na planilha atualizados diariamente ou sempre que houver entradas e saídas de recursos financeiros ou ainda se o cenário futuro projetado apresentar indícios de mudanças.
A Figura 4 apresenta a tela de lançamentos de valores hipotéticos no mês de fevereiro (destacado na cor laranja). No lançamento do valores nesta planilha, são necessários os seguintes dados:
- Dia em que ocorrerá a entrada ou saída de dinheiro;
- Banco (ou Caixa) que será movimentado;
- Classificação do grupo da conta cadastrada no Plano de Contas;
- Detalhes do registro na coluna “Item”;
- A conta de receita ou despesa que represente o movimento financeiro;
- O valor da receita ou despesa;
- O status “Pago” ou “Não pago” da receita ou despesa;
- Saldo do recurso financeiro disponível.
Figura 4 – Lançamentos na planilha Fluxo de Caixa
Após feitos todos os lançamentos e estando com as projeções em dia, na aba “Alertas e Dicas” – Figura 5 -, o gestor terá uma análise de seus lançamentos, podendo assim tomar todas as decisões cabíveis para o melhoramento da empresa.
Figura 5 – Alertas e Dicas do Fluxo de Caixa
São vários os motivos de empresas estarem passando por dificuldades financeiras, tais como a queda nas vendas, inflação em alta, concorrência forte no mercado em que atua e tanto outros, porém, a travessia deste período será menos turbulenta se o empresário tiver uma visão futura mais realista baseado em dados extraídos de seus controles de vendas e obrigações de pagamentos e utilizados em um Fluxo de Caixa. Se o sistema de software da empresa tem disponível este recurso, é aconselhável que o gestor financeiro aprenda a utilizar, porém, se não houver este recurso, a planilha de Excel como esta que demonstramos cumprirá bem o seu papel e dará um controle mais efetivo como já falamos anteriormente.
Imagino que você já deva ter baixado várias planilhas de Excel sobre Fluxo de Caixa, mas nenhuma delas é funcional e você continua procurando algo de graça que seja satisfatório. Vou te falar uma coisa, essas planilhas servem como “isca” para você deixar seu e-mail e assim se tornar um “lead” para aquelas empresas. Por que eu sei disso? Porque já baixei várias dessas planilhas e nenhuma delas atendeu minhas necessidades e, foi então, que decidimos desenvolver uma planilha de Fluxo de Caixa que REALMENTE funcionasse e pudesse ser utilizada em nossos clientes na consultoria.
Se você quer realmente um Fluxo de Caixa que funcione e que já foi testado e APROVADO por vários empresários, então faça nosso curso Fluxo de Caixa em Excel por um valor extremamente barato e passe a ter o controle total e absoluto sobre suas finanças. O link está aqui: http://digital.consultoriabusiness.com.br/curso-fluxo-caixa
E se você quiser saber um pouco mais sobre a importância desta ferramenta financeira, assista a este vídeo:
Deixar um comentário